quinta-feira, 26 de abril de 2012


VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA


Não há nenhum exagero quando se diz que a transmissão funciona em função do fluido, mais propriamente conhecido como fluido da transmissão automática ou ATF.
Por causa desta dependência do ATF, o baixo nível de fluido pode ocasionar um efeito desastroso no funcionamento da transmissão automática e até mesmo na vida da transmissão. Por isso é tão importante verificar o nível do fluido da transmissão.
Infelizmente, nos últimos anos, alguns fabricantes decidiram eliminar a vareta medidora de fluido da transmissão. Chamadas de unidades seladas, estas transmissões necessitam de processos um pouco mais complicado para a verificação do nível do fluido do que aquelas de antigamente. Tais processos envolvem o uso de dispositivos de testes eletrônicos, como o scanner computadorizado, fazendo com que somente um reparador habilitado possa realizar a inspeção do nível do fluido da transmissão.
Se o veículo não possuir a vareta medidora, ainda assim o reparador deve verificar o nível do fluido da transmissão ao menos duas vezes por ano, mesmo que a transmissão não apresente nenhum problema de funcionamento.
Se o veículo possuir a vareta medidora de fluido da transmissão, o nível deve ser verificado uma ou duas vezes por ano. Alguns manuais do proprietário fornecem o procedimento de inspeção detalhado.
Caso o você não tenha tais informações no manual do proprietário ou no manual de reparação da transmissão, abaixo transcrevemos alguns procedimentos básicos para a inspeção do nível do fluido. Estas informações referem-se somente para veículos que possuam a vareta de medição de nível do fluido da transmissão.

ATENÇÃO: Para a inspeção do fluido você deverá ficar embaixo do veículo com o motor em funcionamento. Isto poderá ser muito perigoso se você não tiver certeza do que precisa fazer. Fique atento aos componentes móveis, tais como  ventiladores, hélices, cintas, polias, dentre outros, a fim de evitar acidentes graves.

  1. Certifique-se que o veículo esteja nivelado com o piso;
  2. Dê partida ao motor;
  3. Espere até que o motor e a transmissão atinjam a temperatura normal de funcionamento. A maneira mais fácil de se fazer a inspeção do nível do fluido da transmissão é logo após o veículo ter rodado por algum tempo;
  4. Mantendo o pé no pedal do freio, passe vagarosamente a alavanca de mudanças por todas as marchas, durante um ou dois segundos em cada marcha;
  5. Posicione a alavanca de mudanças em “P” (park);
  6. Aplique o freio de estacionamento;
  7. Cuidadosamente abra o capô;
  8. Encontre a vareta de medição do fluido da transmissão (a maioria dos manuais de reparação do câmbio automático mostra a localização da vareta):
  • Veículos com tração traseira – geralmente a vareta está localizada no compartimento do motor, lado do passageiro, próximo à parte de trás do motor.
  • Veículos com tração dianteira – geralmente a vareta está localizada no lado do motorista, em um dos lados da transmissão.
  1. Remova a vareta e retire o excesso de fluido com um pano limpo ou toalha absorvente; (não use estopas ou  pano que esteja soltando fiapos).
  2. Deslize a vareta até o fundo do tubo de enchimento da transmissão;
  3. Retire novamente a vareta e verifique o nível de fluido através das marcas existentes na vareta;
  4. Adicione mais fluido, se necessário.
Sempre use o fluido recomendado pelo fabricante. Procure informar-se quanto ao fluido recomendado para cada tipo de transmissão automática.
Se a transmissão necessitar regularmente de adição de fluido, inspecione quanto a vazamentos.

Fluido

Vareta de Medição da Transmissão – Veículos com Tração Traseira
Fluido

Vareta de Medição da Transmissão – Veículos com Tração Dianteira
Fluido Fluido

 www.brasilautomatico.com.br

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