quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tucson - Motor Falhando

Hyundai Tucson 2.0 16V (2010)



O veículo chegou na oficina com o motor falhando muito e não tinha força nenhuma. Fizemos o teste de vazão de combustível sendo reprovado com míseros 200ml em 10 segundos de partida. Trocamos a bomba elétrica de combustível junto com o filtro de combustível que é interno no tanque de combustível. O funcionamento do motor melhorou mas ainda falhava, não mais como antes mas ainda apresentava funcionamento irregular semelhante a um defeito no sistema de ignição, como fuga de faísca ou bobina fraca. Fizemos o teste do sistema de ignição que apesar das velas estar um pouco gastas não apresentou defeitos. Infelizmente nosso Scanner Napro apenas lê códigos de avarias e apaga memória nesse sistema de injeção, não demonstrando valor ideais de funcionamento de sensores. O jeito foi recorrer ao velho e indispensável multímetro. De imediato fizemos as medições de alimentação da resistência de aquecimento da sonda. Resistência OK. Sinal da sonda... opa... tensão não oscilava mesmo em acelerações. Forcei ainda mais o defeito desligando o sensor de oxigênio 1 (antes do catalisador), e de imediato o motor voltou a ter o funcionamento normal. Trocamos o sensor de oxigênio (sonda Lambda), antes do catalisador, pois nesse motor temos 2 (duas) sondas Lambdas pré e pós catalisador, apagamos a memória e o motor ficou funcionando perfeitamente.

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