quarta-feira, 18 de abril de 2012

Corsa - Luz da injeção acendendo

Corsa Classic 1.0 8V MPFI (2002)



Defeito: Luz da injeção acendendo depois de alguns minutos com o motor funcionando.

Nossa primeira atitude foi instalar o Scanner para diagnosticar a avaria do sistema de injeção. Código encontrado 013 - Sonda Lambda. Circuito Aberto. Nosso cliente nos afirmou que a sonda tinha sido trocada a poucos dias o que realmente constatamos ao analisar a mesma. Nesse motor o sistema de injeção eletrônica de combustível usa um sensor de oxigênio de apenas um fio. Ainda com o Scanner conectado entramos em Modo Contínuo onde podemos analisar os parâmetros ideais de funcionamento em marcha-lenta. No campo Sonda Lambda a mesma apresentava valor constante de 455 mVolts  e Regulação da Mistura (Malha) sempre Aberta quando deveria permanecer em marcha lenta Fechada.

Tela Napro em Modo Contínuo
Novo procedimento. Analisar a continuidade do fio do sinal da Sonda Lambda. Fizemos o teste que apresentou continuidade normal sem nenhuma resistência ôhmica. Próximo passo analisarmos os fios de aterramento da UCE, nesse sistema pinos A12, B10 e D1.

Pinos A12 e D1 apresentaram continuidade mas a resistência dos fios estavam um pouco alta 0,8 ohms e 1,3 ohms. Acima do limite de 0,7 ohms.
Pino B10 não apresentou continuidade.

Fomos então atrás dos pontos de aterramentos do chicote da injeção a principio no vão do motor e cabeçote onde encontramos uma ruptura de um fio negativo fixado na lateral do cabeçote. Feito o reparo e troca do terminal olhal aproveitamos para limpar os outros aterramentos para eliminar qualquer tipo de mau contato ou má fixação. Fizemos novamente o teste de continuidade dos mesmo e esses apresentaram continuidade normal sem nenhuma resistência ôhmica. Apagamos a memória de avarias e o motor voltou a funcionar normalmente.

Local onde estava o fio negativo quebrado


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