quinta-feira, 1 de março de 2012

Kombi 1.4 - Motor funciona mas logo em seguida apagava

Kombi 1.4 Totalflex

O veículo chegou na oficina com o seguinte defeito, motor funcionava apenas alguns segundos e logo em seguida apagava. Nossa primeira observação foi no painel de instrumentos se a luz de anomalias do imobilizador estava acesa e piscando indicando algum tipo de anomalia. O sistema imobilizador estava funcionando normalmente. Instalamos o manômetro de pressão de combustível. Pressão de alimentação da bomba 4 bar, normal. Aparentemente algum fio de alimentação estava cortando o funcionamento do motor. Com a caneta de polaridade no fio de alimentação (12V) do bico injetor, acionamos a partida no motor que funcionou por alguns segundos, e o que percebemos foi que antes do motor apagar o positivo do bico injetor anulava. Testamos o rele principal da injeção eletrônica que estava funcionando normalmente, mas mesmo assim o motor apagava. Como o imobilizador não apresentou nenhum defeito, suspeitamos de algum tipo de alarme anti-furto instalado no veículo e após um exame detalhado no chicote do painel achamos um bloqueador. Acionamos a partida do motor e com a caneta de polaridade percebemos que  o mesmo estava desarmando o rele sozinho, retiramos o dispositivo anti-furto e o veículo voltou ao normal. O bloqueador estava instalado no fio de alimentação do módulo de injeção eletrônica e com defeito, interrompia a alimentação logo que o motor entrava em funcionamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário