terça-feira, 20 de março de 2012

Blazer V6 - Motor morrendo toda hora e a luz da injeção acesa.

Blazer V6 4.3 Automática (1998)




O veículo chegou em nossa oficina, com o motor morrendo toda hora, principalmente quando engatava as marchas D (Drive) e R (Reverse) e a luz de anomalias da injeção eletrônica permanecia acesa mesmo depois da partida e a alavanca do câmbio nas posições N (Neutral) e P (Park). De imediato instalamos o scanner para consultar quais avarias estavam presentes no sistema de injeção eletrônica de combustível.

Código de avarias; P1345 - Falha na correlação entre os sinais dos sensores CKP e CMP

A falha indica que o sinal do sensor CMP não foi detectado no momento correto, em relação ao pulso do sensor CKP. A defasagem correta entre os pulsos é +/- 26º

Verificações:
-Monitorar, o parâmetro da Rotação do Motor. Se o valor lido apresentar flutuações de até duas vezes o valor desejado: possível defeito no sensor CKP
-Verificar a instalação correta do distribuidor.

Como o sensor CKP estava funcionando perfeitamente segundo os parâmetros Rotação do Motor, o próximo passo foi verificar a sincronização do virabrequim com a árvore de comando de válvulas e eixo de balanceamento que por sua vez estava fora de sincronismo, causando esse defeito. Fizemos novamente a sincronização posicionando corretamente o distribuidor do motor e este voltou a funcionar normalmente, apagando a luz da injeção de imediado.


O procedimento correto para o sincronismo está no link abaixo.


Importante informar que o distribuidor tem sua posição do corpo estática não sendo possível girar em nenhum dos sentidos na busca da posição correta. Dessa forma somente o procedimento correto de instalação garantirá um serviço perfeito. Esse veículo chegou para nós depois do proprietário ter feito um serviço de retífica completa do motor em outra oficina, ou seja ouve um erro na fasagem desse distribuidor. Muita atenção e conhecimento na hora da reparação, as vezes a falta de atenção nos causa um enorme contra-tempo.

SIGLAS
CKP - Sensor de Rotação (Próximo a polia dianteira do virabrequim)
CMP - Sensor do Comando de Válvulas (Internamente no distribuidor)

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