quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Montana - Parou na estrada.

Montana 1.8 Flexpower (2004)


O veículo chegou na oficina de guincho, porque parou na estrada. Ao desembarcar da plataforma do guincho, demos partida no motor que de imediato funcionou. Escaneamos o sistema de injeção que não apresentou nenhuma avaria. Pressão e vazão da bomba de combustível normais. Começamos a procurar por mau contatos e encontramos o cabo negativo da bateria solto. Foi reapertado o cabo e saímos com o veículo para o teste de rodagem quando percebemos que o velocímetro no painel não estava funcionando. Com o esquema elétrico do sistema de injeção começamos a fazer o teste de alimentação do sensor de velocidade do veículo, onde constatamos a ausência de alimentação 12V no fio 3 do sensor VSS. Abrimos a tampa da caixa de fusíveis e reles para checar se não tinha nenhum fusível queimado e para nossa surpresa o fusível F32 que alimenta o sensor VSS não estava lá. Por alguma razão, que não sabemos. alguém tirou o fusível do lugar. Colocamos um fusível novo e o velocímetro voltou a funcionar.

Amigos mecânicos um dos motivos que postei essa dica é para prestarmos muita atenção no que estamos fazendo, porque em fez de resolver um problemas acabamos acrescentando outro e um simples fusível, para quem não tem muita experiência com sistema eletro-eletrônicos causa uma dor de cabeça muito grande. Alem de induzir a um erro ainda maior.

7 comentários:

  1. boa tarde? vocês poderiam me enviar o numero de codigo dessa caixa de fusivel para que eu posa prsquisar no mercado livre? preciso comprar uma dessa para o meu carro


    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Meu Corsa parou de funcionar na partida, ficou uma luz com um carro e uma chave no meio aparecendo, depois de um tempo fui tentar dar novamente a partida e ele ligou normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos. Aparentemente foi um problema relacionado ao reconhecimento da sua chave que, na maioria dos automóveis, vem codificada e a central precisa reconhecer a sua chave pra em seguida liberar a partida. Espero que tenha resolvido facilmente.

      Excluir
  3. Tenho uma Montana 2004 troquei o sensor de velocidade e não funciona

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma Montana 2004 troquei o sensor de velocidade e não funciona tá acendendo o abs tem alguma coisa a ver

    ResponderExcluir
  5. O abs da intere no funcionamento do velocímetro?

    ResponderExcluir
  6. O abs da intere no funcionamento do velocímetro?

    ResponderExcluir