quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Classic - Luz de injeção acesa.

Classic 1.0 VHC-E Flexpower (2010)




O veículo chegou na oficina com a luz da injeção acesa. Segundo seu proprietário já tinha indo em outra oficina onde foi trocada a sonda lambda do carro. Colocamos o Scanner (Napro) no conector de diagnose do veículo que nos apresentou a seguinte avaria:

P0141 - Literatura



Esse código de avaria corresponde ao defeito no aquecimento da sonda lambda B1S2, ou seja sensor número 2, como alguns devem saber esse motor possui dois (2) sensores lambda, um antes do catalisador e outro após o catalisador.
Continuando com o Scanner instalado mudamos para o modo contínuo e no bloco de valor aparecia assim:

VALOR SONDA LAMBDA B1S2 (mVolts) 1244
AQUECIMENTO S. LAMBDA  Inativo.



Foi instalada uma nova Sonda Lambda, dessa vez o Sensor 2, e resolvido o problema. Infelizmente não foi possível trocar com a primeira, pois na outra oficina foi instalada uma sonda com sistema universal de chicote. 
Fica a dica para a interpretação correta dos valores e avarias no Scanner, afim de evitar aplicações e trocas de peças erradas e desnecessárias.

26 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema no meu carro mais nao estou notando nem um irregularidade o que devo fazer trocar essa sonda , e quanto custa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o funcionamento do motor nesse caso não altera muito, mas com certeza seu veículo estará poluindo um pouco mais o que vai aumentar também consumo de combustível. Desculpa a demora para responder SCN, por gentileza passa seu email que te mando um orçamento. Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado Washington meu email e cruznovaes2008@hotmail.com , por em quanto ainda nao notei aumento no consumo , ser que nao poderia ser outra coisa, como falta de aterramento , e o que pode ter causado isso ? obrigado

      Excluir
    3. washington,boa tarde estou com um classic 2010/2011 com a luz da inginção acendendo o mesmo já levei para passar o scane duas vezes e não acusar nada,quando é zerada retorna a acender,devo fazer a troca da sonda lambda.

      Excluir
    4. Olá. Já tive vários problemas com a sonda lambda do meu Classic 2007/8. Já troquei essa peça 3 vezes pq o scanner sempre a identifica como a causadora do problema. Porém, estou notando que a luz da injeção só acende depois de uns 10 minutos que o ar condicionado está ligado. Qdo não ligo o ar condicionado, a luz nunca acende. Que acha que pode ser? Abraços!

      Excluir
  2. Bom dia, Estou com o mesmo problema a luz da injeção fica um tempo acesa depois apaga, levei em um mecanico e trocaram a sonda lambda mas mesmo assim o problema persiste e quando passa o aparelho não acusa erro!
    Pode ser a 2° sonda?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Willians pode ser sim a segunda sonda. O ideal é que quando acender a lâmpada de anomalias da injeção você ir direto ao seu mecânico e não desligar o motor, para passar o scanner direto. Assim ficara muito mais fácil diagnosticar o defeito da sonda Lambda... No dia a dia da oficina reparamos muitos Corsas com duas sondas, e 80% deles nesses casos é defeito no segundo sensor pós catalisador.

      Excluir
  3. Oi, meu e tbm vhce 2010, olha desde ok só usei alcool, agora com 71000km, to usando gasolina devido alto preço do alcool. então, um dia ficou 2 dias ligado a luz no painel, preto de um mes depois, acendeu novamente. será que é sonda lambida, pq meu carro, ja que ando nas estradas a 90km/l faz 904km com tanque de gasolina comum ...

    ResponderExcluir
  4. ha complementando, fiz diagnostico e acusou sonda lambda, e erro PO141, só que apos ler esta matéria e outras mecânico não acreditou quando eu disse que carro tinha duas sondas lambdas, ai coloquei elevador e la estava ela, comprei uma sonda da dhelphim , acho q isso, pq e de 1ª linha, 140,00 e troquei a segunda sonda, pq a 1º tava ok. valeu pela matéria me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Olá dr, tenho um corsa vhc 2003 a gasolina. Tem apresentado o seguinte sintomas: a luz acende apos eu andar um certo tempo com o carro em baixa velocidade (até 50km/h mais ou menos). A temperatura dele sobe e realmente senti um aumento no consumo e no cheiro de poluição. Esses sintomas seriam da primeira ou segunda lambda?? Conto com a ajuda.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Diderot, se não estiver enganado seu corsa (2003) ainda não tem as duas sonda lambdas. Antes de condenarmos a sonda lambda devemos avaliar o funcionamento da mesma através de algum procedimentos, tenho uma dica http://dicasoficinamecanica.blogspot.com.br/2012/04/corsa-luz-da-injecao-acendendo.html de um corsa que chegou em nossa oficina com sintomas parecidos, acusa no scanner como defeito na sonda mas não é a peça em si. Antes de tudo seria bom você ver e rever todos os pontos de aterramentos da injeção, motor e bateria. Aconselho também testar o funcionamento da válvula termostática segundo sua dúvida seu carro está apresentando um aumento na temperatura da água do motor o que também pode estar relacionado a um possível mau contato de aterramentos.

      Excluir
  6. Estou com o mesmo problema com minha montana 1.4 flex 2011, luz da injeção acesa direto e ninguém descobre o defeito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Estou com o mesmo problema no meu Vectra 2.2 GLS 8V ano 99, quando liga o carro a luz da injeção nao apaga, dai quando eu dou uma boa esticada de 4º e 5º marcha a luz apaga, mas logo volta acender de novo, sabe me informar se o Vectra tem 2 sonda lambdas? E se pode ser isso a causa do problema?

    ResponderExcluir
  8. Meu classic tembem deu pau na sonda 2 com 25.000km, pelo que estive pesquisando ta dando muito problema nessa segunda sonda. Alguem saberia dizer porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso afirmar com todas as letras, mas é possível que seja a péssima qualidade de nossos combustíveis fornecidos na bomba de postos com álcool ou gasolina adulterados. Poderia ser um erro no projeto? Acho difícil existem outros modelos de veículos e motores de outras marcas, não apenas GM que também apresentam muitos problemas em sonda lambdas e catalisadores.

      Excluir
  9. Bom dia. Tenho um Classic 1.0 2009/2010 (49.000 km). A luz da injeção acendeu há pouco tempo e esta já é a segunda vez que acontece desde que comprei o carro (a primeira em março deste ano com cerca de 39.000 km). Não sei o que foi trocado da primeira vez, mas desta resolvi acompanhar mais de perto. Da primeira vez, foi bem como vocês descreveram acima, não me trazendo grandes transtornos, só que agora, o carro não liga. Na última quarta-feira levei o carro (no guincho) para uma oficina e, após conseguirem fazer ele funcionar, foi feita limpeza de bicos e trocado o óleo/filtro. A máquina acusou falha na sonda lambda e o mecânico colocou uma de outro carro para testar. A luz da injeção no painel apagou e o barulhinho metálico do motor sumiu. A minha sonda "defeituosa" foi recolocada (até que eu providencie outra) e fui informada que poderia voltar a rodar com o carro. Fato é que não o utilizei desde esse dia e hoje o carro voltou a não pegar. Não sei se tem alguma ligação, mas a luz do painel de vez em quando apaga total e depois volta a funcionar e as luzes dos botões do ar condicionado e do aquecedor do vidro traseiro apagaram e não mais voltaram a funcionar. Estou trocando o carro na próxima segunda-feira e este será dado como parte do pagamento à concessionária, portanto gostaria de só fazer o que realmente for necessário. O que me orienta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, fica um pouco difícil avaliarmos assim a distância, mas como defeitos assim acontecem quase que diariamente em nossa oficina, já temos alguma noção por onde começar. Quando a luz não acende no painel (no momento da partida) e o carro não funciona, temos um problema de alimentação do módulo, ou seja, se não chegar até a Unidade de Comando da Injeção 12V via relê ou algum mal contato no aterramento o mesmo não ira funcionar, portanto o motor gira, mas não funciona... Outro defeito pode ser que o módulo não está reconhecendo qual combustível está no tanque no momento da partida, lembrando que para Etanol temos uma relação Ar/Combustível totalmente diferente de Gasolina. Novamente explicando em miúdos, se tiver gasolina no tanque e o módulo acha que está com etanol, o módulo vai passar a informação que precisa enriquecer bem a mistura para o motor entrar em funcionamento, só que não temos etanol (álcool) no tanque e sim gasolina que com o volume de combustível injetado para o etanol e tão grande que enxarca as velas de ignição e o motor não funciona e quando mais partida pior... veja bem... são vários fatores que podem levar ao não funcionamento do motor. Na linha GM esse dois defeitos são os mais comum e PODE ser que algum desses seja o do seu carro. Tudo no carro tem como testar e diagnosticar, isso é feito com bons aparelhos e conhecimento profissional... procure uma oficina bem credenciada, se possível até por indicação, que tenho certeza que o defeito do seu carro será resolvido.

      Excluir
    2. Tem como me enviar o código ou especificação dessa sonda, o meu classic 2009/10 está com esse problema descoberto pela concessionária , mas não tinham a sonda a pronta entrega e não me informaram as especificações da peça para eu comprar em outro lugar, sou de Campo Grande - MS e vou viajar para SP dia 03/01 e gostaria de trocar antes da viajem, meu email é palmeira01@gmail.com

      Excluir
  10. É possível neste caso , apenas acrescentar a gasolina no tanquinho de partida a frio e solucionar o problema?

    ResponderExcluir
  11. Meu Classic 2010/2011 esta com 40.000km, e esta já tem quase 10 mil km que vem apresentando essa luz da ignição acesa no painel, logo no início, ela acendia,depois pagava, agora tem 5 mil km constante acesa. ja tinha passado 2 vezes o scanner na concessionaria e nao acusava nada de erro, diziam que era só zerar a memoria que voltava ao normal, faziam isso, ela apagava mas 1 dia depois, acendia novamente. Hoje levei em uma oficina para trocar as velas, q estavam super desgastadas, e o mecanico passou scanner e vi que a sonda lambda 2, nao estava oscilando como a outrava estava, estava parada, travada no máximo, todo vermelho. Ele me orientou trocar a sonda lambda 2 e fazer uma grande limpeza de bicos, mas meu carro esta perfeito, pois nao sinto nenhuma falha no motor, nem nas partidas,nem em nada. Vou trocar esse sonda lambda pela delphi, ouvi dizer q era a melhor e original no carro... email: suedpaulo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!tenho um classic 2007,quando ligo ar passa cerca de 10 minutos acende a luz da injecao,levei a um mecanico ele falou que era a sonda mas mecheu e nao melhorou.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde o meu classic 2003,as vezes acende a luz da injeção de vez em quando, daí desligo e ligo ela apaga.

    ResponderExcluir
  14. estou com um problema de luz da injeção tbm, mas foram trocadas as duas sondas e dpss de rodar um pouco a luz ascende novamente

    ResponderExcluir
  15. Bão Washington l!
    Cara meu carro de ontem começou a falhar, dando umas cortada, na primeira e na segunda marcha em baixa rotação, já na terceira e demais normalmente em alta rotação...
    Pensei que fosse o combustível de má qualidade.
    Hoje sai nele aí já acendeu a luz da injeção...
    Oque pode ser em amigo?

    ResponderExcluir